REITORA:
Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes

VICE-REITOR E PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO: 
Prof. Dr. Jean Soldi Esteves

PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO:
Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli
Coordenadora ENIC/MIPG/PPI

PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO:
Profa. Ma. Angela Popovici Berbare
 Coordenadora SEDUNI 

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO:
Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa
Coordenadora SEMEX 

PRÓ-REITORA ESTUDANTIL:
Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu
Coordenadora ENIC Kids/ ENIC Teen/ ENIC Jr 

PRÓ-REITOR DE ECONOMIA E FINANÇAS:
Prof. Dr. Francisco José Grandinetti 

PRESIDENTE
Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma
 
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma -  Coordenador
Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli -  Coordenadora Adjunta
Profa Dra. Érica Josiane Coelho Gouvêa -  Coordenadora Adjunta
Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa
Profa Ma. Angela Popovici Berbare
Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu
Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini
Prof. Dr. Evandro Luis Nohara
Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues
Profa. Dra. Monica Franchi Carniello 

COMISSÃO EXECUTIVA
Prof. Dr. Jean Soldi Esteves
Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma
Profa Dra. Érica Josiane Coelho Gouvêa
Prof. Me. Reuel Adimar Lopes
Prof. Me. Maurício Brito Pereira
Prof. Me. Edésio da Silva Santos
Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini
Alessandra Borges Serra
Carolina Ferreira Máximo dos Santos
Alessandro Squarcini
Karina Resende Dias
Thiago Vasquez Molina

MAURÍCIO DE SOUSA NO MUNDO DA RECICLAGEM

ENKI201922450



JUNIA MARIA PEREIRA PRUDENTE NÓBREGA, ENZO RAPHAEL MACHADO DE ALMEIDA, GUILHERME DE OLIVEIRA MAGALHÃES, ISABELA ARAI YAMADA, LISA MIDORI SHIGA KIMURA, SABRINE TEODORO BAHIA

RENATA GOMES



Atualmente conscientizar os alunos acerca da importância da sustentabilidade é fundamental, por isso realizamos um projeto a fim de sensibilizá-los em relação à vida sustentável. O autor Maurício de Souza foi escolhido como inspiração. Utilizamos suas histórias e de sua turminha para desenvolver um trabalho interdisciplinar, de maneira lúdica e significativa, de grande importância. Além dos conceitos de reciclagem, foram abordados conceitos de respeito e empatia. Através de jogos e brincadeiras, os alunos descobriram o grande mundo da reciclagem e melhor ainda junto com a Turma da Mônica. Foi um trabalho muito gratificante para todos os envolvidos. Mostrar a importância da reciclagem e os cuidados com o ambiente nos dias de hoje, visando uma vida melhor no futuro, possibilita oportunidades transformadoras. A ideia do trabalho partiu de um projeto central da instituição escolar chamado Retrospectiva. Cada turma tinha que escolher um patrono, um inspirador, e a sala escolheu Maurício de Souza. Os alunos conheceram a biografia do autor desde o início de sua carreira de escritor até a criação dos seus famosos personagens. O trabalho foi realizado com base no livro de Maurício, intitulado R, R,R Reaproveitar, Reutilizar e Reciclar, cujo tema abordado é a importância da reciclagem para uma vida futura melhor. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades. Confeccionaram painéis e jogos, utilizando como matéria-prima materiais reciclados, participaram de oficinas de reciclagem, criaram personagens da turma com mais de 1 m de altura, fizeram uma exposição de desenhos cuja base foi o papel reciclado feito por eles. Os materiais utilizados em todas as atividades citadas foram: tampinha de garrafa, lata, papelão, caixas, garrafas plásticas etc. Podemos concluir o quanto é importante o cuidado com o meio ambiente e valorização da reciclagem para que o futuro das cidades seja mais saudável e limpo. O trabalho deu grande visibilidade ao tema do meio ambiente, promovendo uma grande exposição da escola.

METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA, APRENDIZAGEM POR ESTAÇÕES

ENKI201988618



AGATHA CAVALIERE RODRIGUES, ANA CAROLINE DE SOUZA SANTOS, ANA LYDIA DOS SANTOS VIANA, ANNA LAURA SILVA, ANTHONY FELIPE GONÇALVES, BRUNA ELIZA FERREIRA PEDRO DE ANDRADE, CAUÃ CAPPATO COCHI E SILVA, DANDARA MIRANDA SILVA, DIEGO CESAR DOS SANTOS DIAS, EMANUELLY DA SILVA IZIDORO BENCO, ENZO ARAUJO BATISTA SILVA, ENZO GABRIEL CARVALHO PENHA, FELIPE RODRIGUES PAULA, GABRIEL KEOMA DOS SANTOS, GABRIELE SALLI SANTOS, ISABELLE PEREIRA ALVES CARDOSO, ISABELLI CAMILO DINIZ RICARDO, JOAO MIGUEL DOS SANTOS LEITE MOREIRA, LAVÍNIA MOTA CHINACHI, LUIZ MIGUEL SOARES BENTO, MARIA STELLA ALMEIDA DE OLIVEIRA, MARIANA ALMEIDA DE MATOS, MARIANA LOVANTINO NASCIMENTO, MARINA ANDRADE DOS REIS, MATEUS AGUSTINHO DE ARAUJO, MIGUEL MACEDO DA SILVA PROLUNGATTI, NATÁLIA SALOIO GERMACOVSKI ALVES, PEDRO HENRIQUE AVELAR CORRÊA 3106 C 29 PEDRO LUCAS FERREIRA DE OLIVEIRA, RAFAEL EMERSON DOS SANTOS SILVA, THAYLER TARCHA DE SOUZA BARBOSA, VINÍCIUS MANOEL BISPO FARIAS SANTANA, MARIANA MACEDO FERREIRA DA SILVA, AMANDA MARTINS VICTOR, ANA BEATRIZ DE

VALERIA SOUZA MATOS DOS SANTOS



Nossas vivências e experiências no ambiente escolar, oportunizou- nos perceber que a rotina escolar necessita romper as amarras do século XX, e se conectar com o século XXl, visto que os estudantes desta era buscam dinamismo e novas perspectivas de aprendizagem. Muitas vezes, imbuídos dos conteúdos e aprisionados pelo tempo, os professores conscientes ou não, rejeitam práticas pedagógicas diferenciadas, não se permitindo inovar no modo de ensinar. Neste trabalho relatamos uma tentativa de trazer para sala de aula uma nova perspectiva de ensino que atendesse as necessidades apresentadas junto a turma do 3º ano, proporcionando a eles um aprendizado pautado na construção do conhecimento, no protagonismo da aprendizagem estimulando a autonomia, visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, de forma intencional e planejada. Partindo do pressuposto que a convergência de conteúdos se complementam e potencializam a aprendizagem, propusemos à experiência de trabalho interdisciplinar com aulas por rotações, em que os estudantes transitavam por estações previamente organizadas, em tempo pré estabelecido, tendo por regra percorrer todas as estações, estas por sua vez eram interdisciplinares envolvendo o uso das tecnologias digitais com jogos on-line e vídeos, bem como jogos físicos de raciocínio lógico. Os estudantes exerciam função de tutores da aprendizagem, pois ao surgir dúvidas em determinada atividade, os estudantes trocavam saberes entre si apoiando-se no conhecimento adquirido para tutorear seus pares. A professora apresentava- se como mediadora de modo a estimular a metacognição por meio de intervenções pontuais pós tutoria. A experiência nos fez perceber que os estudantes melhoraram na gestão do tempo, com salto qualitativo nos conceitos apontados e ressignificados. Na devolutiva, os estudantes pontuaram o quão as atividades por rotações proporcionam liberdade no aprender sendo eles os gestores do tempo e tutores. Percebemos que o protagonismo envolve os estudantes e estes não apresentam indisciplina, devido ao sentimento de pertença.

CARNAVAL: CULTURA POPULAR QUE INSPIRA CRIAÇÕES ARTÍSTICAS

ENKI201960399



ANA LIVIA CASTRO DE OLIVEIRA, JULIA RIBEIRO DOS SANTOS, MATEUS RODRIGUES SALVADOR, PEDRO NICOLINI TEICHELKE, RAFAEL CARLUCCI BASSO, TAÍS DE ABREU BARBOSA

FABIANA BARBOSA DE JESUS



Esse projeto desenvolveu-se durante o mês em que é comemorado o carnaval no Brasil. A unidade escolar em que foi aplicado busca valorizar momentos de interação com a cultura popular brasileira e, pelo terceiro ano consecutivo, promoveu o evento “Festival de Marchinhas”, que no presente ano homenageou a originalidade e a tradição do carnaval de Recife. Aproveitando esse momento de valorização da manifestação cultural, a professora do 2º ano do Ensino Fundamental I desenvolveu o projeto de criação de uma marchinha com os alunos. O objetivo geral foi estimular a sensibilidade criadora. Já os objetivos específicos visaram: conhecer características do carnaval de Recife, reconhecer características do gênero textual marchinha e criar, de forma coletiva, uma. As atividades previstas nesse projeto dividiram-se em cinco etapas: na primeira etapa foi realizada uma sensibilização sobre o tema carnaval e sua importância cultural; na segunda etapa, foram apresentadas as características do carnaval de Recife; na terceira etapa, foi apresentado o gênero textual marchinha; na quarta etapa, os alunos foram estimulados a criarem, de forma coletiva, uma marchinha e, na etapa final, foi realizada a inscrição da marchinha criada no festival da escola. O resultado final apontou que os alunos enriqueceram o seu repertório cultural, ampliaram o senso estético, desenvolveram habilidades de escuta empática e diálogo, bem como aprimoraram a capacidade de trabalhar em equipe. Somado a isso, também conquistaram o primeiro lugar na premiação do evento. Conclui-se que o projeto promoveu a ampliação da capacidade de produção textual e estimulou a formação de sujeitos autores. Isso revela que o trabalho com projetos pode ser um caminho para a construção de conhecimentos e experiências de autoria.

AÇÃO EDUCATIVA DO PROJETO SABER CUIDAR E PROMOVER SAÚDE: IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA ELIMINAÇÃO DAS BACTÉRIAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

ENKI201941500



EWERTONLINDO@YAHOO.COM, EMILLY.VITORIACS@YAHOO.COM, YASMIN.ADR@YAHOO.COM, GABI.PDS.COM@GMAIL.COM, PLIMACTBTE@YAHOO.COM.BR, KARINA.TIRELLI@YAHOO.COM.BR

MARIA APARECIDA FABIANA CARDOSO DA CRUZ



O ensino de boas práticas de higiene tanto dentro do ambiente escolar como fora dela, representa um desafio para alunos e professores que apesar de existirem as cobranças ainda há os agravos de saúde em questão. Visando o entendimento lúdico dos alunos com os temas referentes ao Projeto da Universidade de Taubaté, Saber Cuidar e Promover Saúde, dispôs de aulas, jogos e brincadeiras sobre hábitos de higiene para conhecimento e fixação do assunto junto às crianças do ensino integral. A dificuldade em se obter os hábitos de higiene faz com que escola e comunidade precisem caminhar juntos, permitindo que eles, mesmo pequenos, sejam divulgadores do conhecimento. O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência vivida pelos alunos da escola EMF Vereador Pedro Grandchamp no decorrer das atividades realizadas pelo Projeto no decorrer do primeiro semestre de 2019. Baseado nos princípios, diretrizes, informativos e cartilha do Ministério da Saúde, foram realizadas aulas participativas na escola com atendimento aos alunos do ensino integral, com aproximadamente 120 alunos, onde foram utilizados pela equipe do Projeto recursos audiovisuais, cartazes, jogos, brincadeiras e distribuição do “Dr Bactéria” (nome dado pelas crianças aos bonecos entregues). O Projeto foi desenvolvido no âmbito escolar utilizando as oficinas (estudo, informática, artes e dança) de forma que dependendo cada atividade a ser desenvolvida era feito em uma oficina específica, permitindo o envolvimento dos discentes da escola na aplicação das atividades. Os alunos participaram de forma ativa, compartilhando as vivências, questionando práticas realizadas pela família e com devolutivas como “gostei muito porque aprendi a me limpar melhor, não que não saiba, mas a fazer direito e agora vou ensinar as pessoas também” CABRAL (aluno), “antes eu só passava o sabonete e tirava, mas a gente tem que passar e esfregar... Adorei muito” SBRUZZI (aluna) e “eu achei muito legal, ... sempre lavar a mão antes de comer, depois de usar o banheiro e depois de brincar porque as bactérias e fungos fica na mão ... estou muito feliz por ter aprendido” SANTOS (aluna). A equipe do Projeto sempre participando ativamente com as atividades da escola de forma que ambos trabalhassem os alunos sem prejudicar o andamento da rotina escolar. Os dados foram obtidos através de entrevistas com 6 alunos do 3º ao 5º ano, professora, diretor e coordenadora pedagógica, após apresentação da oportunidade de fazer com que os alunos participassem. Como conclusão, podemos dizer que as expectativas foram alcançadas, o projeto foi de suma importância para as crianças, discentes e bolsistas do Projeto que, por meio deste, passaram a entender melhor a importância das práticas corretas e adequadas de higiene.

DEVENDAR OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO: UM SONHO POSSÍVEL

ENKI201918444



JULIA BOLSON, MARIA EDUARDA FRANÇA, MARIA CLARA DORNA, OLÍVIA NOGUEIRA, RAFAELA HADDA, GIOVANA TEIXEIRA

ROBERTA LOPES CAMPOS RAMOS



O universo é algo fascinante e mexe com o imaginário das crianças. Questões científicas como o seu surgimento, as galáxias, o sistema solar, os planetas que fazem parte dele, os satélites naturais, no caso da Terra, a lua e os artificiais, são conteúdos estudados no 4º ano do Ensino Fundamental. Algumas questões são facilmente respondidas pelos materiais didáticos, porém, os alunos se interessam tanto pelo assunto, que é necessário buscar informações e realizar pesquisas além do que lhes é oferecido em sala de aula, apenas com a apostila. O objetivo desse trabalho é estimular a pesquisa e o conhecimento sobre o universo, conhecer as características dos planetas que compõem o sistema solar, compreender a importância do trabalho dos astronautas, de que maneira eles permanecem no espaço e qual é a interferência da gravidade no nosso planeta e sua diferença em relação a lua, por exemplo. Os trabalhos foram realizados de forma interdisciplinar. As crianças levantaram dados relacionados aos planetas e preencheram fichas com as características de cada planeta que foi pesquisado. Estudaram e conheceram a biografia do astronauta Marcos Pontes e o objetivo de sua missão no espaço. Os alunos simularam as fases da lua e o movimento de rotação, utilizando materiais recicláveis, também escreveram poemas relacionados ao universo, em espanhol, orientados pela professora da disciplina. Já nas aulas de artes, aplicaram a técnica com uso de giz pastel, em papel preto para desenharem os planetas pesquisados. Ainda confeccionaram planetas, que foram criados por eles próprios, com o tema: “Meu planeta ideal” e que, de forma lúdica, cada um pode criar o seu planeta para expor. Trouxeram curiosidades sobre o universo e elaboraram um jogo de perguntas e respostas sobre esse conteúdo. Fizeram também foguetes e objetos voadores, como desafio de serem de materiais reciclados e reutilizados. Para verificar o peso de um corpo na lua, os alunos utilizaram programa de conversão, disponível na internet. É possível concluir que com esse trabalho os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o universo, compartilharam informações com os colegas e professores, desenvolveram habilidades diversas, como produção escrita, criação de poemas em língua estrangeira, criaram utilizando materiais diversos, praticaram artes manuais, socializaram e interagiram. Dessa maneira, o projeto foi concluído com a apresentação de todos os trabalhos mencionados na mostra promovida pelo Colégio Progressão anualmente, a Retrospectiva.

CADEIA ALIMENTAR: CICLO DA FOTOSSÍNTESE À DECOMPOSIÇÃO

ENKI201919722



AGATHA CAVALIERE RODRIGUES, ANA CAROLINE DE SOUZA SANTOS, ANA LYDIA DOS SANTOS VIANA, ANNA LAURA SILVA, ANTHONY FELIPE GONÇALVES, BRUNA ELIZA FERREIRA PEDRO DE ANDRADE, CAUÃ CAPPATO COCHI E SILVA, DANDARA MIRANDA SILVA, DIEGO CESAR DOS SANTOS DIAS, EMANUELLY DA SILVA IZIDORO BENCO, ENZO GABRIEL CARVALHO PENHA, FELIPE RODRIGUES PAULA, GABRIEL KEOMA DOS SANTOS, GABRIELE SALLI SANTOS, ISABELLI CAMILO DINIZ RICARDO, JOAO MIGUEL DOS SANTOS LEITE MOREIRA, LAVÍNIA MOTA CHINACHI, LUIZ MIGUEL SOARES BENTO, MARIA STELLA ALMEIDA DE OLIVEIRA, MARIANA ALMEIDA DE MATOS, MARIANA LOVANTINO NASCIMENTO, MARINA ANDRADE DOS REIS, MATEUS AGUSTINHO DE ARAUJO, MIGUEL MACEDO DA SILVA PROLUNGATTI, NATÁLIA SALOIO GERMACOVSKI ALVES, PEDRO HENRIQUE AVELAR CORRÊA, PEDRO LUCAS FERREIRA DE OLIVEIRA, RAFAEL EMERSON DOS SANTOS SILVA, THAYLER TARCHA DE SOUZA BARBOSA, VINÍCIUS MANOEL BISPO FARIAS SANTANA, MARIANA MACEDO FERREIRA DA SILVA, AMANDA MARTINS VICTOR, ANA BEATRIZ DE CARVALHO MOREIRA, ANA LAURA SOUZA DA SILVA, ANA VITÓRIA AYRES ARAUJO

VALERIA SOUZA MATOS DOS SANTOS



Durante desenvolvimento da unidade do livro de Ciências da Natureza abordando a temática Relações entre animais e vegetais, tendo por objetivo levar os estudantes a identificar as relações entre animais, vegetais, fungos e as bactérias, bem como estabelecer as relações de dependência e interdependência dos mesmos, os estudantes foram instigados a curiosidade de modo a levá-los a reflexão das hipóteses levantadas a cerca do ciclo da Cadeia alimentar. Para enriquecer as discussões, foi proposto a construção de uma mini composteira em vidro com restos de fruta e pedaços de pão vedada com plástico filme, para que os estudantes pudessem observar as características do composto com registro escrito dia a dia. Após diversas rodas de conversa para discussão da fotossíntese, os estudantes compreenderam o processo de interdependência, relacionando e associando a planta como produtor do próprio alimento, momento em que realiza a fotossíntese, captando energia do sol e realizando a troca gasosa nas folhas, produzindo assim a glicose. Sendo a planta produtor na cadeia alimentar, os estudantes exploraram os consumidores primários, secundários e terciários, bem como os decompositores como parte fundamental no processo de enriquecimento do solo pelos nutrientes advindos da decomposição. Como os estudantes estavam envolvidos com a temática e por todo processo de investigação, firmamos parceria com a professora de Biologia do Ensino Médio, para que os estudantes do seguimento fossem tutores dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental l, para analisar os fungos da composteira no Laboratório de Ciências Biológicas e Tecnologias no microscópico. O envolvimento e entusiasmo dos estudantes de ambas as turmas, acrescentou e muito para o desenvolvimento de conhecimentos e valorização do mundo natural, pois os estudantes puderam confirmar as hipóteses de que os fungos são pequenos seres vivos, de extrema importância na cadeia alimentar, pois sem eles, não há ciclo. Os estudantes realizaram produção de texto verbal e não verbal sobre a temática, bem como construíram ainda em parceria com os estudantes do ensino médio um infográfico da cadeia alimentar utilizando a ferramenta digital Canva, apontando o ciclo da cadeia alimentar com subsídios de investigação e aprofundamento do estudo em questão. A professora do Ensino médio relatou o quanto à atividade de tutoria foi benéfico para os estudantes, visto que a autoestima e sentimento de pertença ficaram evidentes durante e posterior a atividade.

SUICÍDIO E AUTOMUTILAÇÃO: INTERFERÊNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS, COMPREENSÃO DA MULTICAUSALIDADE E DESAFIOS DA PREVENÇÃO

ENKI201984605



MELISSA DE OLIVEIRA CAMPHORA

MELISSA DE OLIVEIRA CAMPHORA



Nesta pesquisa buscou-se entender como as relações sociais interferem na vida de pessoas que passam por tentativa de suicídio com a automutilação. Automutilação é uma lesão autoprovocada intencionalmente, já o suicídio é o ato de tirar a própria vida, o indicador de um suicídio é iminente, destaca-se a vontade de morrer, a incapacidade de descarregar os receios e as angústias. A temática da pesquisa surgiu devido aos questionamentos de “como as relações sociais interferem na vida dos adolescentes e jovens para que eles cometam automutilação e pensem e se suicidar?” Analisa-se que a automutilação e o suicídio também estão relacionados ao processo de sociabilidade do capitalismo. Na tradição marxista, as relações sociais não são somente a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também reprodução espiritual da sociedade, as formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social,consequentemente, as relações sociais são a reprodução de determinado modo de vida. Do ponto de vista metodológico, usou-se a abordagem qualitativa. Assim, essa abordagem contribui para o conhecimento das particularidades do fenômeno. Não se teve como pretensão contabilizar os resultados apresentados, mas compreender o comportamento das pessoas, suas experiências, sentimos, visões e representações da vida. Para a coleta de dados usamos a pesquisa bibliográfica sistemática, usando as referências do curso online de “Prevenção ao Suicídio”. A metodologia utilizada permitiu entender que a autolesão e suicídio são fenômenos complexos, atualmente reconhecia a multicausalidade de fatores: biológicos, sociais, ambientais e culturais. Como resultado parcial de nossa análise identifica que conflitos familiares, condições socioeconômicas precárias e sentimentos de rejeição social pela aparência física são fatores que contribuem com a decisão depara a tentativa de suicídio e a automutilação. Segundo Shneidman, a prevenção deve ser o nosso objetivo constante, e para que ela ocorra devemos conhecer todos os aspectos dessa temática. Do ponto de vista das influências midiáticas é necessário entender que a mídia pode ser uma grande aliada, mas também antagonista, já que desempenha um papel de grande responsabilidade na sociedade atual, ter um trabalho em conjunto com as autoridades de saúde na apresentação dos fatos, mostrar o impacto que o suicídio ocasionou na família da vítima e nos sobreviventes. Mostrar informações sobre números de telefones legislações sobre a temática, endereços e serviços de grupos de apoio para pessoas que passam por automutilação e tentativa de suicídio. “Pensar na prevenção do comportamento suicida implica não apenas no objetivo de evitar a morte das pessoas, mas também em considerar as sérias implicações na sociedade que são provocadas pela ocorrência desses atos” (Botega, Werlang,Cais & Macedo, 2006, p. 219). Conclui-se que é necessário que tenha uma transformação no processo de sociabilidade capitalista e na consciência dos sujeitos para um trabalho efetivo em relação aos sujeitos que sofrem com as expressões da questão social, tendo-as como fatores que contribuem com o ato de tentativa de suicídio com automutilação, o acesso aos direitos sociais pode ser o início dessa trajetória.

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO NO COTIDIANO ESCOLAR

ENKI201911820



CAUÃ VINICIUS TITTATO, MARIA LUISA GOMES, CAIO ALVES, SOFIA SANTOS DA SILVA, EVELYN VITORIA MARCELINO, OTAVIO AUGUSTO LEITE RIBEIRO

ANA LUCIA DA SILVA MARTINS



A educação para o consumo constitui uma realidade no processo de escolarização, contudo essa educação não encontra-se de forma elucidativa e especificada nos currículos. A necessidade de trazer o tema para ser contemplado nas aulas do quinto ano do Ensino Fundamental, encontra-se fundamentado na primeira competência da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), que discorre sobre a valorização e da utilização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural, como também digital para compreender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade igualitária, democrática e inclusiva. O presente trabalho tem como objetivo identificar os itens, da cesta básica de maior consumo e relevância nos orçamentos familiares dos alunos dos quintos anos, da instituição escolar, situada do bairro Parque São Luiz, na cidade de Taubaté. Este projeto é composto por três etapas. A primeira etapa foi a apresentação do objetivo do trabalho, por meio de uma aula expositiva dialogada sobre o surgimento da cesta básica no Brasil. A segunda etapa foi a visita dos alunos ao supermercado, oportunizando aos estudantes o trabalho com a coleta e análise de dados relacionados ao valor nutricional e data de validade , além de possibilitar a reflexão acerca da relação existente entre custo total da cesta e valor nutritivo. A terceira etapa foi a tabulação de um gráfico com os preços, valores nutricionais e data de validade. Conclui-se que o consumo da cesta básica das famílias, dos alunos dos quintos anos, de uma unidade de ensino do bairro Parque São Luiz e sua importância sobre a renda familiar mostraram que os níveis de consumo familiar e o seu comportamento, confirmam-se o esperado teoricamente, ratificando haver associação entre as categorias de consumo analisadas e o nível de renda. A população da classe mais baixa de renda, tende a consumir a quase totalidade de suas remunerações no consumo da cesta básica e a medida que os salários aumentam, a população de baixa renda, passa a desfrutar de uma dieta mais diversificada e com maior qualidade nos produtos.