REITORA:
Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes

VICE-REITOR E PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO: 
Prof. Dr. Jean Soldi Esteves

PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO:
Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli
Coordenadora ENIC/MIPG/PPI

PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO:
Profa. Ma. Angela Popovici Berbare
 Coordenadora SEDUNI 

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO:
Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa
Coordenadora SEMEX 

PRÓ-REITORA ESTUDANTIL:
Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu
Coordenadora ENIC Kids/ ENIC Teen/ ENIC Jr 

PRÓ-REITOR DE ECONOMIA E FINANÇAS:
Prof. Dr. Francisco José Grandinetti 

PRESIDENTE
Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma
 
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma -  Coordenador
Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli -  Coordenadora Adjunta
Profa Dra. Érica Josiane Coelho Gouvêa -  Coordenadora Adjunta
Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa
Profa Ma. Angela Popovici Berbare
Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu
Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini
Prof. Dr. Evandro Luis Nohara
Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues
Profa. Dra. Monica Franchi Carniello 

COMISSÃO EXECUTIVA
Prof. Dr. Jean Soldi Esteves
Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma
Profa Dra. Érica Josiane Coelho Gouvêa
Prof. Me. Reuel Adimar Lopes
Prof. Me. Maurício Brito Pereira
Prof. Me. Edésio da Silva Santos
Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini
Alessandra Borges Serra
Carolina Ferreira Máximo dos Santos
Alessandro Squarcini
Karina Resende Dias
Thiago Vasquez Molina

POLÍMEROS SUPERABSORVENTES NA SOLIDIFICAÇÃO DO CHORUME

PP&I201939521



LUIZA FERNANDA DOS SANTOS PEREIRA

PAULO FORTES NETO



A disposição de resíduos sólidos em aterros sanitários ainda é comum em todo o mundo, mesmo com os seus impactos negativos no ambiente. Devido à disposição destes resíduos de forma inadequada, ocorre contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos, principalmente porque no local se dá à disposição, do lixiviado derivado dos resíduos, também denominado chorume. Este lixiviado, de coloração escura, é originado da percolação da água por meio dos resíduos em decomposição, e apresenta composição extremamente variável, podendo conter altas concentrações de sólidos suspensos, de metais pesados e de compostos orgânicos. A quantidade de chorume gerada em um aterro sanitário é proporcional à frequência das chuvas, a qual varia em função das estações climáticas que ocorrem no ano. Os processos convencionais utilizados no tratamento do chorume são baseados em processos físicos e químicos. Estes costumam ser fundamentados em mecanismos de adsorção por carvão ativado, precipitação química, coagulação/floculação, processos oxidativos avançados e evaporação. Com o objetivo de verificar a solidificação do chorume como proposta de tratamento do chorume, foi realizada a presente pesquisa na Fazenda Experimental da Universidade de Taubaté – UNITAU, com ênfase em solidificar o chorume produzido no antigo aterro do município de Taubaté. Amostras de chorume foram submetidas a diferentes dosagens de polímero comercial Hydroplan E-B. O chorume coletado no verão e no outono, foi submetido às análises das seguintes variáveis: pH, condutividade elétrica, sólidos suspensos, óleos e graxas. Após a realização das análises foi possível comparar a eficiência da dosagem do polímero com o chorume, considerando dosagem e tempo. O trabalho efetuado demonstrou que o polímero pode contribuir para solidificação do chorume, a sua dosagem interfere na solidificação do chorume. O presente estudo abre novas oportunidade de forma de tratamento dos chorumes produzidos em aterros sanitários, fugindo dos tratamentos convencionais.

ANÁLISE DA CREATININA POR ESPECTROS FT-IR DE URINA

PP&I201943106



JAQUELINE MARIA BRANDÃO RIZZATO, LEONARDO BARBOSA LEAL, GUSTAVO HENRIQUE VALINI GOMES, DARCIO KITAKAWA, CAMILO DE LELIS MEDEIROS DE MORAIS

LUIS FELIPE DAS CHAGAS E SILVA DE CARVALHO



A técnica espectroscópica FT-IR verifica a composição celular em nível molecular e bioquímico do material a ser analisado. Alterações dos constituintes da urina podem ser observados, promovendo diagnóstico em tempo real sem intervenção invasiva. Demonstrar a eficácia da espectroscopia FT-IR para determinar o nível quantitativo de creatinina utilizando espectros de urina por meio de curva de calibração utilizando Partial Least Square (PLS). Foram coletadas amostras de urina de 27 pacientes. Índices de creatinina foram coletados no sangue e armazenados. Para confecção da curva de calibração foram utilizadas 70% de amostras para criação do modelo de calibração e quantificação e 30% de amostras como predição. Os conjuntos de calibração e validação foram selecionados através do algoritmo mínimos quadrados parciais e a seleção da amostra utilizada para a calibração foi Kennard Stone. A região espectral para confecção do modelo foi (900-1800 cm-¹). Resultados: As proporções obtidas na calibração foram RMSEC(mg/dL):0.11 (erro da calibração). RE%:12.74 (variação de 0.1 de creatinina). E na predição: RMSEP(mg/dL):0.11 (erro da previsão). Bias(mg/dL):0.04 (variação experimental). Estes dados mostram, uma correlação de confiança entre a concentração de referência e a concentração prevista de creatinina por PLS, podendo tornar a espectroscopia FT-IR associada á curva de calibração um método alternativo para avaliação de creatinina. Conclusão: Conclui-se que a curva de calibração foi eficaz para validação do modelo PLS para a confirmação da determinação do nível quantitativo de creatinina utilizando espectros de urina

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EVENTOS LOCAIS E PERSPECTIVAS DOS ORGANIZADORES

PP&I201925268



LILIAN VEIGA VINHAS

MARIA ANGELA BOCCARA DE PAULA



A divulgação científica refere-se à comunicação do conhecimento científico ao grande público. É realizada por pesquisadores, instituições de ciência ou agentes mediadores como jornalistas e museus. Pressupõe a transposição da linguagem técnica para uma linguagem acessível à população geral, bem como o uso de recursos narrativos e ilustrativos a fim de ampliar a compreensão. Podem ser utilizados inúmero formatos e suportes como textos em jornais, livros e revistas, recursos audiovisuais em sites, mídias sociais, aplicativos, jogos, programas de tv, podcasts, filmes, etc. Seus objetivos podem ser educacionais, culturais ou sociais e contribuir para ampliar a consciência do cidadão sobre a realidade que o cerca e possibilitar seu posicionamento e participação em debates e processos decisórios relacionados ao desenvolvimento científico-tecnológico. O objetivo deste estudo é caracterizar os eventos de divulgação científica realizados por uma Instituição Científica e Tecnológica que atua em duas grandes áreas do conhecimento: a Ciência Espacial e a Ambiental. Temas como astronomia, satélites, previsão de tempo, biomas brasileiros, desmatamento e mudanças climáticas compõem seu repertório e podem ser explorados com enfoque educativo e voltados para estudantes como também sob a perspectiva dialógica com a sociedade, pois envolvem discussões, interesses e preocupações de grande parte da população. A pesquisa será um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa serão levantados os eventos realizados entre 2015 e 2019 por meio de pesquisa documental no website, na intranet e em consulta ao Núcleo de Comunicação e Imprensa da instituição. Por eventos entendem-se as ações presenciais de divulgação tais como como exposições, mostras, portas abertas, ciclos de oficinas, palestras e seminários. Para caracterização destes, devem ter sido voltados ao público leigo, ou seja, não especializado na área de conhecimento abordada no evento e ter envolvido explanação, demonstração, prática ou debate de informações científicas, tecnológicas ou de inovação. Os eventos levantados serão classificados por tipo de ação, ano de realização, área de conhecimento, temática, local de realização, público-alvo e quantidade de pessoas alcançadas. Os resultados serão apresentados em números absolutos e percentuais, por meio de gráficos e tabelas. Na segunda etapa, serão realizadas entrevistas com um responsável por cada tipo de evento realizado no ano de 2019, a fim de delinear seu perfil e identificar suas motivações e percepção sobre a elaboração dos conteúdos, os objetivos das ações, as dificuldades e potencialidades das práticas para a democratização do conhecimento científico e tecnológico. Pretende-se analisar os dados à luz da literatura sobre o tema, que trará os principais conceitos associados, os modelos de comunicação existentes, o panorama das políticas e práticas adotadas no país e exemplos de ações no âmbito internacional. A pesquisa poderá contribuir para compreender as características, desafios e potencialidades das atividades presenciais de divulgação científica na instituição e em outras instituições semelhantes. Palavras-chave: Divulgação Científica. Popularização da Ciência. Eventos. ICT.

CONSTRUÇÃO DE GRANDE PORTE EM AÇO: SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA

PP&I201931044



GABRIEL EMBOABA DE SOUZA BATISTA

REGINA ELAINE SANTOS CABETTE



O ensino em Engenharia deve ter como ação educativa a interferência na forma de agir e pensar sobre a realidade social, econômica, cultural e ambiental em que vive relacionando Ciência, Tecnologia e Sociedade. No âmbito da engenharia civil o desenvolvimento sustentável é de grande importância e implica em consequências em diversos setores da sociedade. Mais especificamente falando, a indústria da construção civil tem características fundamentais em relação ao desenvolvimento sustentável, seja com relação a economia do país, ao meio ambiente ou ao desenvolvimento. Ao tratar-se da importância da construção em aço em obras da engenharia, pode se dizer que tais estruturas se tornaram um método versátil para ser utilizado em grandes obras, trazendo liberdade ao construtor desde o planejamento, minimizando o tempo e aumentando a utilidade até o fim das atividades nas obras e suas entregas, devido a tecnologia empregada no sistema de produção e montagem de estruturas, vedações e demais componentes. A contribuição desse trabalho é descrever as etapas de uma obra de grande porte, utilizando estruturas metálicas em aço, método este, que vem ganhando proporções no Brasil e apresenta diversas vantagens econômicas e sustentáveis. O objetivo é determinar as vantagens e desvantagens dessas estruturas utilizadas como elementos que sustentam a primeira fase de um shopping center, empreendimento comercial de grande porte. O presente estudo tem formato qualitativo, sendo possível observar a realização dos controles durante as execuções da obra civil, acompanhado de um cronograma físico e financeiro de todo trabalho referente as estruturas em aço do empreendimento, o qual contempla todas informações técnicas necessárias, a fim de comparar através dos levantamentos em campo, a existência de possíveis economias, vantagens e desvantagens com relação aos planejamentos preliminares. Em virtude dos fatos descritos, de modo geral, a engenharia contemporânea tem evoluído tecnologicamente, visando uma construção sustentável, ampliando a visão de empreendedores e profissionais da área, para que tenham maiores prioridades financeiras e comprometimento com o meio ambiente. A capacitação dos colaboradores é essencial para que seja otimizado o processo construtivo, inibindo a ocorrência de atrasos e retrabalhos.

ESTUDO DAS DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS E OS FATORES ASSOCIADOS NO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO

PP&I201977157



KÉSIA CHAVES DA SILVA

CECILIA NAHOMI KAWAGOE SUDA



O projeto tem como tema o estudo das doenças diarreicas agudas e os fatores associados no município de Araguatins-TO. O objetivo será determinar as causas prevalentes de diarreia em todas as idades no município de Araguatins (TO) no período entre 2014 e 2019 e fazer uma análise sobre a possível correlação com variáveis sociais, econômicas e sanitárias da população afetada. Será apoiada em um estudo epidemiológico de carácter quantitativo e exploratório-descritivo. Os dados serão obtidos por meio do acesso ao sistema informatizado SIVEP-DDA e pela aplicação de um questionário socioeconômico-sanitário. Pretende-se com a realização desse estudo, contribuir de modo significativo para a prevenção e controle das doenças diarreicas agudas no município de Araguatins, além de fornecer um subsídio para os profissionais da saúde e gestores do município, para orientá-los sobre alguns dos fatores associados a essa doença, nessa população, a fim de melhor planejar ações de controle da doença. Palavras- Chave: Doenças diarreicas, variáveis sociais, mortalidade, agravamentos clínicos.

INOVANDO NO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO E NOS PRIMEIROS CUIDADOS DA SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

PP&I201924956



LUIZA BARROS MARCONDES, ANA LUÍSA ALBUQUERQUE DE PAULA SANTOS

ANA PAULA LIMA GUIDI DAMASCENO



Atualmente muitos trabalhos têm sido publicados abordando a importância dos cuidados com a saúde bucal da gestante. Contudo sabe-se que pouco é trabalhado efetivamente nos consultórios médicos e odontológicos nesse sentido. Assim propusemos evidenciar cientificamente o que a literatura afirma sobre a importância do tratamento odontológico durante a gravidez, e inovar, elaborando um aplicativo para celulares com informações com a finalidade de disponibilizar de forma mais facilitada, dinâmica e sustentável, informações conscientizando a população, especialmente as gestantes, sobre os cuidados com a saúde bucal durante a gestação e os primeiros meses de vida do bebê. Para o desenvolvimento do nosso trabalho foi feita uma revisão de literatura no período de 2008 a 2019, sobre pré-natal odontológico e suas implicações em relação a saúde da gestante, do feto e do futuro bebê. Identificamos que as gestantes não sabem e nem reconhecem o importante papel preventivo e curativo da odontologia durante o período gestacional, e que alguns mitos colaboram distanciando as gestantes dos consultórios odontológicos, observamos ainda que muitos cirurgiões-dentistas encontram-se despreparados para esse tipo de atendimento clinico, o que evidenciou ainda mais a necessidade de se disponibilizar informações a esse respeito. O desenvolvimento do aplicativo iniciou-se com a seleção dos temas a serem abordados os quais se basearam nos pontos de maior relevância científica e nas principais dúvidas das gestantes. Assim, fragmentamos as informações da seguinte forma: riscos provocados pela falta de cuidados com a saúde bucal durante a gestação; orientações relativas ao tratamento odontológico para a gestante; cuidados com a saúde bucal do bebê; e um cronograma contendo a rotina odontológica que deve ser aplicada para a gestante e o seu bebê. Espera-se que a proposta do aplicativo traga benefícios a saúde da gestante e do futuro bebê em função da facilidade e praticidade no acesso as informações.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A ARTE NA INFÂNCIA

PP&I201949225



ANA PAULA DOS SANTOS LEITE

ALEXANDRA MAGNA RODRIGUES



Introdução: As Artes são consideradas ferramentas de extrema valia para o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que por meio delas, é possível estabelecer interações sociais, vivências singulares, participação de atividades lúdicas e significativas as quais contribuem no processo de criação, recriação, emoção, criatividade e imaginação. Nessa perspectiva, o papel das Representações Sociais em relação a Arte na infância para professoras da educação infantil mostra-se essencial, pois para que tal objeto estabeleça significado para o grupo, é preciso que se haja a constante relação com o meio através da sua subjetividade e símbolos que os cercam. As Representações Sociais no que tange a Arte no contexto escolar das professoras podem influenciar a prática docente visto que apenas se ensina realmente algo se tem valor também para si mesma. Objetivo: O objetivo da pesquisa é conhecer as representações sociais de professoras de Educação Infantil sobre a Arte na Infância e as implicações no trabalho pedagógico. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa que será realizada com professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista. Inicialmente será aplicado questionário com perguntas fechadas sobre conhecimento e práticas pedagógicas envolvendo a Arte no cotidiano escolar. Posteriormente será realizada uma entrevista semi estruturada para identificar as representações sociais sobre o tema. Os dados quantitativos serão tratados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio de análise de conteúdo. Resultados esperados: Com a realização dessa pesquisa pretende-se identificar as representações sociais sobre Arte, bem como conhecer as práticas pedagógicas que envolvem essa temática no contexto escolar. PALAVRAS-CHAVE: Arte, Escola, Professoras, Representações sociais

A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE NEOLIBERAL: A ESCOLA E O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO (A)CRÍTICO

PP&I201936619



JULIANA ROBERTA BAPTISTA

KENYA JENIFFER MARCON



Este trabalho tem como objetivo investigar os reflexos dos valores que sustentam o neoliberalismo, sistema econômico vigente na sociedade contemporânea, no ambiente escolar. Interessa para esse estudo, portanto, compreender o papel assumido pela educação na sociedade neoliberal o papel dessa instância social em nossa sociedade e, consequentemente, sobre a formação do aprendiz enquanto indivíduo sócio historicamente situado. Especificamente, essa pesquisa busca observar: 1- os valores que norteiam a escola na era neoliberal; 2- a escola como espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e promoção de equidade; 3- a escola como espaço de disseminação da ideologia neoliberal. Para contemplar tais objetivos, esse trabalho, de natureza bibliográfica, fundamenta-se nos pressupostos do materialismo-histórico marxista e ampara-se nas contribuições de um amplo leque de estudos sociológicos (DURKHEIM 1975; KANT 1999; BOURDIEU 2018; BOURDIEU E PASSERON 2014; HORKHEIMER E ADORNO 2006; HORKHEIMER 2002; ADORNO 2002; BAUMAN 2010; BAUMAN E MAY 2010; FOUCAULT 1999; FERNANDES 1966; FREIRE 1996; MÉSZÀROS 2012. ALTHUSSER 1970; LAVAL 2004; CHAUÍ 2008). Esses estudos, ao refletirem sobre o neoliberalismo, trazem à luz a abrangência das ideologias que o subjazem e evidenciam os desafios que se descortinam, cotidianamente, no horizonte de nossa sociedade e que, inexoravelmente, tocam as variadas instâncias que a constituem. Nesse sentido, esse trabalho se justifica à medida que pode contribuir para a conscientização do profissional docente sobre a responsabilidade social subjacente ao seu trabalho, bem como sobre a imprescindibilidade da restituição de valores éticos como elementos norteadores de uma formação plural e cidadã, capaz de extrapolar os imperativos neoliberais e de promover no ambiente escolar possibilidades tangíveis para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Os resultados desse trabalho apontam a urgência da adoção de práticas pedagógicas capazes de extrapolar os entraves impostos pelo neoliberalismo à formação dos aprendizes e, por conseguinte, a viabilização do desenvolvimento do raciocínio crítico e a emancipação cidadã.

EFEITO BENÉFICO DA INOCULAÇÃO BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO EM MORANGUEIRO

PP&I201989987



FERNANDA MARCONDES DE ANDRADE, THIAGO DE ASSIS PEREIRA , PAULO HENRIQUE SALES GUIMARÃES



As bactérias promotoras de crescimento em plantas (BPCP) têm sido destacadas pelo seu potencial promotor de crescimento, pois permitem a redução do uso de fertilizantes e pesticidas, devido à capacidade de estimular o crescimento das plantas, por exemplo, por fixação de nitrogênio e produção de fitohormônios, como o indol-3-ácido acético (AIA). O objetivo do presente estudo foi verificar o crescimento do morangueiro (cultivar Aromas) em casa de vegetação, que foram inoculados nas raízes com três diferentes bactérias (Azospirillum brasilense (Ab-V5), Burkholderia cepacia (CCMA 0056) e Enterobacter cloacae (CCMA 1285)) selecionadas da Coleção de Cultura da Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (CCMA-UFLA) a partir de testes previamente feitos. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com esquema fatorial 8 × 2, sendo realizadas 8 combinações de bactérias: isoladamente, em pares e trio, mais o controle sem inoculação. Foram utilizados dois níveis de adubação (0% de nitrogênio e 50% de nitrogênio), totalizando 16 tratamentos, com oito repetições cada. As inoculações foram realizadas quinzenalmente em um total de 5 inoculações (0, 15, 30, 45 e 60 dias). A cada inoculação, foram coletados os dados do diâmetro das copas das plantas (medido com paquímetro), considerando as extremidades de duas folhas opostas que apresentaram a maior dimensão. Após 75 dias do experimento, avaliaram-se as variáveis: comprimento de raiz e de parte aérea; massa seca de raiz, massa seca de parte aérea e massa seca total. As plantas foram acondicionadas em sacos de papel, identificadas e encaminhadas para a estufa de secagem, com circulação forçada de ar a 60°C, até peso constante. O peso foi aferido em três momentos distintos: 24, 48, e 72 horas em balança analítica de precisão. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância no software R (R Development Core Team, 2016). As médias foram comparadas pelo teste Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados mostraram que a cultura do morango respondeu positivamente à inoculação com as três bactérias combinadas Azospirillum brasilense (Ab-V5) + Burkholderia cepacia (CCMA 0056) + Enterobacter cloacae (CCMA 1285) em comparação com os controles não inoculados. Em relação aos resultados da medição do diâmetro das copas mostrou que com a inoculação com as bactérias levam a um diâmetro maior (com ou sem aplicação de nitrogênio) em comparação com plantas não inoculadas.Respostas mais expressivas em termos de crescimento das plantas foram observadas em relação à inoculação combinada das três linhagens bacterianas mais aplicação de fertilizante com 50% de nitrogênio. Palavras chave: Bactérias Promotoras de Crescimento em Plantas (BPCP), Morango, Inoculação.

NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A ATPC: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO

PP&I201956161



DANILO GARUFE GOMES

ANA MARIA GIMENEZ CORREA CALIL



A formação continuada em serviço é um tema relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente, bem como para a educação básica. Este projeto terá como objetivo analisar o referido processo de formação realizado dentro da conjuntura escolar e investigar de que forma elas influenciam a construção e desenvolvimento da identidade docente. Para tal, pretende-se entrevistar professores atuantes na rede pública paulista de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba paulista. As entrevistas de história oral serão realizadas a partir de questões abertas que pretendem alcançar questões profundas a cerca da formação continuada em serviço, suas subjetividades e contribuições para aprimorar esse processo. Para tal este projeto valer-se-á de referencias teóricas como Nóvoa (2014), Ferrarotti (1991), Gatti (2011), Carvalho e Ribeiro (2013), Gomes (2004), Imbernón (2009), Marcelo Garcia (2009), Tardif (2000), entre outros. Trata-se de uma pesquisa descritiva/exploratória e de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e será utilizado o levantamento bibliográfico e documental como delineamento. A análise será feita através do processo de triangulação de métodos e contará com o auxilio do software Iramuteq. Espera-se que os resultados obtidos revelem o quanto a formação pessoal direciona caminhos e influencia escolhas profissionais, bem como orienta percepções da própria profissionalidade. PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica, Experiência, Formação Docente, História de Vida, Narrativas.

ANÁLISE SANGUÍNEA PARA METAIS PESADOS EM MORADORES PRÓXIMOS E CATADORES NO LIXÃO DE SENADOR LA ROCQUE- MA

PP&I201943511



KELVY ARAUJO DE SOUSA

PAULO FORTES NETO



Os resíduos sólidos urbanos são fontes potenciais de metais pesados potencialmente tóxicos tais como cadmio, cobre, chumbo e zinco e quando estes resíduos são despejados a céu aberto eles liberam este metais para o solo e águas subterranêas o que poderá proporcionar riscos a saúde dos catadores e moradores que vivem proximo aos lixões. O presente projeto tem como objetivo avaliar o mineralograma de catadores do lixão municipal de Senador La Rocque, assim como os dos moradores que residem nas proximidades do lixão. O estudo será realizado no período de agosto de 2019 a maio de 2020 e amostragem da população será realizada em 3 grupos: grupo 1 moradores próximos ao lixão (em média no máximo a 600 m da entrada do lixão); grupo 2 catadores do lixão e grupo 3 moradores distantes a no mínimo 15 km de distância do lixão. Para cada grupo, serão consideradas trinta pessoas. Os candidatos que aceitarem participar serão submetidos a responder um questionário e depois terão que assinar um termo de consentimento. O questionário será constituído por questões diretas com relação à situação socioeconômica e aos hábitos alimentares e modo de vida. A coleta de sangue será feita após a recepção dos questionários. Todos serão orientados quanto os critérios que devem ser tomados para não haver falsos positivos ou quaisquer alterações no sangue coletado. Como critérios de exclusão, serão considerados pessoas que: são fumantes, etilistas ou que façam uso de quaisquer tipos de drogas ilícitas. Serão coletados de cada indivíduo 10 mL de sangue venoso em tubos especiais livres de silício, heparinizados e depois digeridos em forno micro-ondas, para analise no laboratório de química da UEMA-SUL na cidade de Imperatriz – MA, onde passarão pelo processo de digestão e analise para metais pesados. Os teores de cadmio, cobre, chumbo e zinco presentes no sangue serão determinadas utilizando um espectrômetro de emissão óptica em plasma de argônio com acoplamento indutivo de Perkin Elmer, modelo Optima 3000DV. A análise estatística será realizada pelo programa BioStat versão 5.0 e será utilizado o teste de Mann Whitney (teste não paramétrico), que consiste em averiguar se as medianas ux e uy são iguais de duas populações independentes x e y. Com grau de significância P, onde a uma probabilidade dela ter ocorrido ao acaso é considerada baixa o suficiente (menor ou igual a 5%). Desta forma resultados com p <0,05 serão considerados significativos. Espera-se que os teores de metais pesados sejam mais elevados nos catadores e moradores mais proximo ao lixão e os menores os moradores que situados mais distantes do lixão.

PARA SEMPRE ALICE: UMA ANÁLISE FUNCIONAL

PP&I201933890



VICTÓRIA DE AQUINO DOS SANTOS, EMILY GONÇALVES DE LIMA, KAREN LOUISE RODRIGUES DE SOUSA, LARISSA GABRIELA BARBOSA DE SOUZA OLIVEIRA, GABRIELA PREZOTTO GAVAZZI, RAFAELA DE PAULA ROSA

RAÍSA SOARES LOBATO HOFFMANN



O trabalho visou apresentar como a Análise do Comportamento foi empregada no filme Para Sempre Alice, que retrata a história de Alice Howland, uma professora de Harvard e especialista em linguística, no entanto, sua vida muda repentinamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer precoce. A partir do filme foram analisados alguns comportamentos, utilizando algumas cenas específicas. A Análise Funcional é um dos recursos considerados mais explicativos para a Análise do Comportamento, serve como estratégias e métodos de intervenção na Psicoterapia Comportamental, sendo que a mesma é representada por um modelo de interpretação em relação aos fenômenos que são considerados naturais, para a concepção da Psicologia como ciência, Skinner foi o propulsor do conceito como forma de identificar os eventos da natureza. A análise funcional tem como objetivo identificar as relações funcionais entre os comportamentos de quem for ser analisado e quais são as suas consequências, sendo divididos em respondente e operante, ou seja, a busca dos determinantes para a ocorrência do comportamento. Para a análise foram utilizadas quatro cenas marcantes do filme, onde foi possível encaixar em uma Análise Funcional nos comportamentos de Alice. Como o próprio Skinner propõe existem formas de analisar tais comportamentos e existem também classes de estímulos variáveis íntimas nesse processo dado que estudos apontam, quanto mais variadas essas classes, maior a probabilidade das pessoas lembrarem de aspectos das suas respectivas histórias de reforçamento, isso por que tanto na aprendizagem quanto na manutenção, quanto mais variadas as classes maiores as probabilidades de nos lembrarmos de certas questões, inclusive em casos de Alzheimer e outras doenças cognitivamente degenerativas. A análise funcional é uma ferramenta primordial na compreensão e previsão de comportamentos que pode inclusive ser aplicada em contextos de contingências de sujeitos com doenças degenerativas do sistema nervoso central, como o Alzheimer. Entretanto,vale ressaltar que a Análise do Comportamento não entende o comportamento de lembrar como acesso à informação, que estaria armazenada em uma memória, mas sim como uma relação entre o organismo e o ambiente estabelecido por meio de uma história prévia de reforço e foi exatamente essa relação que foi apresentada e analisada no filme, cenas onde Alice estabelece uma relação com o ambiente para se lembrar de compromissos. Palavras-chaves: “análise do comportamento”; “Alzheimer”; “Análise Funcional”.

A PSICOLOGIA FRENTE AO ASSÉDIO SEXUAL CONTRA MULHERES

PP&I201957108



VICTÓRIA DE AQUINO DOS SANTOS, NATÁLIA DE LOURDES VIEIRA DE FARIA, RAFAELA DE PAULA ROSA

MARIA EMILIA SOUSA ALMEIDA



A pesquisa buscou tentar se aprofundar a respeito do tema assédio sexual, especificamente contra mulheres de 16 a 60 anos. Considerando que no geral, o assédio consiste em um comportamento de conotação sexual, não desejado pelo destinatário, que ofende a sua integridade física e/ou moral, o seu desempenho e progresso profissional, violação de seu direito constitucionalmente garantido ao trabalho e emprego em igualdade de circunstâncias. Objetivou-se analisar o fenômeno psicológico do tema supracitado, mediante a observação em espaços públicos e a realização de questionário online e entrevistas pessoais. Buscou-se o significado do assédio sexual contra a mulher e investigou-se como ele se faz presente no cotidiano causando certo desconforto, intimidação e constrangimento ao indivíduo assediado; questionou como se sentem perante o ato em prol de tentar descobrir se isso de alguma forma faz com que precisem mudar sua rotina. Obtivemos como método observações que buscaram identificar o fenômeno em locais públicos; pesquisamos em diversas literaturas os temas “assédio”, “assédio sexual”, “assédio moral”, “consequências psicológicas do assédio” e “papel social da mulher”, posteriormente elaboramos um formulário online e por fim realizamos seis entrevistas presenciais. A pesquisa apontou que 89,2% sabe o que é assédio e 7,3% possui dúvidas. Foi possível perceber que após as entrevistadas serem informadas do que é o assédio sexual cientificamente, verificamos que há possibilidade de 94,7% das mulheres terem sido assediadas sexualmente ao longo de suas vidas. 87,4% já deixaram de fazer algo por medo de ser assediada e 76,3% já deixou de usar uma roupa por medo do assédio sexual. Os dados obtidos no formulário online mostraram que 93,8% já foram assediadas na rua, que 68,8% não respondem aos assédios na rua e que dessas mulheres, 56,3% tem medo de serem agredidas; nos cabe relatar que 92,1% das entrevistadas nunca foram agredidas por reagir. Desta forma, acreditamos que pelos danos causados na dimensão psicológica de suas vítimas, revidar ou responder ao assédio se tornou algo tão temido que as influenciem sem mesmo terem experienciado tal atitude. Com base nesses dados as mulheres que sofrem assédio sexual na rua, sejam por cantadas, assovios ou contato físico sem consentimento, não gostam desse contato e possuem medo de reagir. Isso indica que tal fenômeno é prejudicial, constrange e intimida suas vítimas. Embora grande parte do material encontrado a respeito do fenômeno tenha sido exclusivamente sobre assédio sexual no ambiente de trabalho, a pesquisa nos permitiu observar que 95,8% das entrevistadas foram assediadas em locais públicos. Tratando-se de prevenção especificamente, não foram encontrados pesquisas ou artigos que sejam voltados ao papel do psicólogo para tal fenômeno; são apenas apresentadas medidas de afastamento entre o assediado e assediador. Cabem então alguns questionamentos sobre o papel do psicólogo diante do referido tema, uma vez que qualquer situação de violência, discriminação ou negligencia devem ser veemente assistidos por este profissional, segundo consta o Código de Ética Profissional dos Psicólogos (CFP, 2005).

PERSPECTIVA DO PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS NA REGIÃO DA BACIA DO AREAL, NA CONTRAMÃO DAS PRÁTICAS PUNITIVAS, TAUBATÉ, SP.

PP&I201903100



NARA GEOVANE DA COSTA NASCIMENTO , CATILENA SILVA PEREIRA, KÉSIA CHAVES DA SILVA, KELVY ARAUJO DE SOUSA , TÂNIA REGINA ZANELLA HORSTER , SCARLAT CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

MARCELO DOS SANTOS TARGA



Resumo O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem sido uma estratégia utilizada desde o final de década de 1990 por países latino-americanos para o financiamento da conservação ambiental. Apoiada por agências multilaterais internacionais, como o Banco Mundial, o PSA determina a compensação financeira pelos serviços ambientais prestados por produtores rurais. Dentre as diferentes estratégias existentes no PSA, há tanto a compensação financeira para a recomposição da vegetação em áreas desmatadas, como a valorização financeira de práticas agrícolas de baixo impacto já desempenhadas pelos agricultores, ou ainda, o incentivo para que passem a adotar práticas sustentáveis. Foi realizada uma visitação na Bacia do Areal, com a participação de nove discentes e três docentes do Curso do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais -Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, no município de Taubaté- SP, na perspectiva da aplicação do PSA no território. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade da utilização do PSA, na preservação e manutenção do meio ambiente, através da revisão bibliográfica e análise territorial da Bacia do Areal.

DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE AMIGÁVEL ATRAVÉS DO SOFTWARE MATLAB PARA INTERAÇÃO DA COMUNIDADE MÉDICA E ODONTOLÓGICA COM A ESPECTROSCOPIA VIBRACIONAL

PP&I201931837



MARCO VINÍCIUS DE SALES LIMA, ALEXANDRE PRADO SCHERMA, THIAGO M PEREIRA

LUIS FELIPE DAS CHAGAS E SILVA DE CARVALHO



As espectroscopias vibracionais (Raman e FT-IR) avaliam os componentes da matéria, pelas vibrações das ligações químicas entre os elementos da composição que foi excitado pelas radiações visíveis (Raman) ou no infra-vermelho (FT-IR), mostrando os espectros obtidos, tendo cada elemento uma própria região de onda típica. Sua utilização na área da saúde pode complementar os exames histopatológicos e laboratoriais (como exames de sangue, urina e amostras de biópsia). O objetivo do presente estudo é desenvolver uma interface “amigável” através de rotinas desenvolvidas no software MATLAB para que ocorra uma interação fácil entre cirurgiões dentistas e médicos com a espectroscopia vibracional, e no futuro permitir que essa técnica rápida e com mínima ou nenhuma preparação da amostra seja introduzida na prática clínica, para auxiliar no diagnóstico de patologias. Por meio da programação Matlab, é possível criar um script para que o processamento dos dados obtidos seja feito em apenas um click, mostrando o resultado do diagnóstico em um tempo menor que manualmente, e com menor necessidade de conhecimento sobre os espectros patológicos. Neste estudo foram utilizados espectros de amostras de urina (obtidos no projeto com CEP 68395317.0.0000.5503), comparando as amostras de pessoas saudáveis e com doença renal, para desenvolver essa interface. Uma figura com cores para cada resultado é obtida (vermelho=saudável; amarelo=faixa de risco; verde=não saudável ou patológico). Em conclusão, queremos demonstrar que o processamento dos dados através do Software Matlab possui boa aplicação para a comunidade médica e odontológica, em termos de praticidade de análise dos espectros, chegando ao diagnóstico rápido, preciso e não-invasivo. Palavras-chave: Análise Espectral, Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier, Urina

MACROFAUNA DO SOLO NO CULTIVO DE ALFACE (LACTUCA SATIVA) COM COBERTURAS DE FILMES BIODEGRADÁVEIS, POLIETILENO E CASCA DE ARROZ

PP&I201936233



AUGUSTO MARQUES GRACIANO, ARTUR FRANCO DE CASTRO , ADÉRICO DARÉ NUNES NETO, HUGO NAIA YAMADA, PEDRO AUGUSTO VASCONCELLOS CORREA, IAGO DA SILVA RANGEL

PAULO FORTES NETO



O objetivo deste trabalho será quantificar a macrofauna edáfica e avaliar o efeito das coberturas do solo com filmes biodegradáveis, polietileno e casca arroz na densidade da macrofauna do solo cultivado com alface (Lactuca sativa). O delineamento experimental para o plantio da alface (verão e inverno) nos diferentes tipos de cobertura de solo será o de blocos casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. Serão utilizados os seguintes tratamentos: sem cobertura (SC); cobertura de polietileno (CP); cobertura com filmes biodegradáveis (FB); cobertura com casca de arroz (CA). A área útil em cada parcela será de 6m². Após colocar as coberturas no solo as mudas de alface serão plantadas no espaçamento de 0,2 x 0,2m em canteiros com 1,2m de largura, 0,3m de altura e 3m de comprimento após o plantio as mudas serão irrigadas por gotejamento. No levantamento da macrofauna amostras de solo na forma de monólitos (25x25 cm) serão retiradas aleatoriamente do canteiro, para contagem da macrofauna, na profundidade de 0–20 cm, aos 30 e 60 dias após o plantio das mudas de alface. A colheita da alface será realizada depois de 60 dias do plantio. O rendimento da cultura será avaliado pela da massa fresca das folhas, número de folhas e diâmetro da alface. Os resultados da densidade da macrofauna do solo e as variáveis do rendimento serão submetidos a análise da variância e a diferença entre as médias ao teste Tukey a 5%. Espera-se que a densidade e a divesidade da macrofauna do solo seja mais acentuada no solo revestido com filme biodegradável.

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO AUTOCONCEITO DISCENTE

PP&I201966676



MARINALVA SAMPAIO GUIMARÃES

MARILZA TEREZINHA SOARES DE SOUZA



O ambiente escolar é permeado de relações pessoais, constitui-se em um espaço facilitador na construção de vínculos afetivos, vivências significativas e trocas de experiências. Nesse contexto, a maneira como o professor interage com o aluno fornece indicadores para que ele construa percepções acerca de si. Essas percepções nomeadas de autoconceito podem ser negativas ou positivas. A relação entre professor e aluno torna-se um fator que pode contribuir na construção do autoconceito discente e na maneira como ele se comporta diante das dificuldades: se possui autoconceito positivo enfrenta as disciplinas difíceis como desafios a serem superados, ao contrário, se o autoconceito é negativo, sente-se desestimulado e desiste de aprender. Este trabalho tem como analisar a relevância dessa interação na formação da imagem que o estudante tem de si a partir do relacionamento com o professor. Trata-se de um estudo que será realizado por meio de pesquisas bibliográficas de artigos publicados nos últimos dez anos sobre a temática. Espera-se, ao final desse trabalho oportunizar momentos de reflexão e discussão junto às equipes escolares, enfatizando a importância de como o estudante se autoavalia ao considerar o relacionamento decisivo na constituição da imagem que a pessoa tem de si. Como conclusão, pode-se considerar que valorizar as relações no meio escolar, reverbera na promoção de um clima agradável em sala de aula que irá contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, auxiliando-o na superação de adversidades da vida social (resiliência).

AVALIAÇÃO DO BIOPLÁSTICO COMO COBERTURA DE SOLO PARA O CULTIVO AGRÍCOLA

PP&I201945142



IAGO DA SILVA RANGEL , PEDRO AUGUSTO VASCONCELLOS CORREA, ADÉRICO DARÉ NUNES NETO, AUGUSTO MARQUES GRACIANO, ARTUR FRANCO DE CASTRO , HUGO NAIA YAMADA

PAULO FORTES NETO



No Brasil em 2012 as 2.500 toneladas de polietileno foram aplicadas como cobertura do solo em cerca de 13.000 ha e a projeção é que essa pratica aumente em torno de 13% ao ano. Na comunidade européia o uso do polietileno vem sendo substituído pelo bioplástico devido aos problemas de destinação final do polietileno após a colheita. No Brasil a utilização de bioplástico para a cobertura do solo é uma pratica que ainda não foi adotada e por isso merece um estudo para avaliar a sua eficiência no rendimento das culturas agrícolas. Sendo a assim o presente projeto têm como objetivo avaliar a eficiência das coberturas de solo com bioplástico, polietileno e cobertura morta na produção das culturas agrícolas. O delineamento experimental para avaliar o desempenho das culturas da alface e beringela será o de blocos casualizados, com 5 blocos e 4 tratamentos: Sem cobertura (SC); Com cobertura morta (CM); Com cobertura de polietileno (CP) e Com cobertura de bioplástico (CB). O plantio será realizado em canteiros com 1,2m de largura, 0,3m de altura e 5m de comprimento e as culturas serão irrigadas por gotejamento. O monitoramento será realizado com a determinação da temperatura e umidade do solo, coleta de solo, levantamento das plantas invasoras, doenças e pragas. O rendimento das culturas será avaliado pela da massa das folhas, número, comprimento e massa de frutos por planta. Os resultados serão submetidos a analise da variancia e a diferença entre as médias ao teste Tukey a 5%. Espera-se que os resultados dos rendimentos das culturas com cobertura de bioplástico sejam similares aos obtidos com a cobertura de polietileno e estes valores sejam superiores ao determinados no solo sem cobertura. Palavra Chave: mulching, filmes biodegradáveis, rendimento das culturas

ASSÉDIO SEXUAL DENTRO DO PANORAMA MASCULINO

PP&I201974160



VICTÓRIA DE AQUINO DOS SANTOS, NATÁLIA DE LOURDES VIEIRA DE FARIA, MARIA EDUARDA ZIMMMERMANN

CAROLINA CEMBRANELLI



Para a realização deste trabalho buscamos o significado de “assédio sexual” e investigamos como ele se faz presente no cotidiano causando certo desconforto, intimidação e constrangimento ao indivíduo assediado. Considerando que no geral, o assédio consiste em um comportamento de conotação sexual, não desejado pelo destinatário, que ofende a sua integridade física e/ou moral, o seu desempenho e progresso profissional, violação de seu direito constitucionalmente garantido ao trabalho e emprego em igualdade de circunstâncias. O objetivo foi compreender o fenômeno “Assédio Sexual Dentro do Panorama Masculino” e seus impactos na sociedade, assim como entender sua a correlação de “Assédio Sexual” com o comportamento de pessoas do gênero masculino e seu entendimento a respeito de tal. Pesquisamos em artigos acadêmicos e livros os temas “assédio”, “assédio sexual”, “assédio sexual masculino”, “relação de poder”, “reprodução de comportamento”, “formação de personalidade” e “intergeracionalidade”. Posteriormente elaboramos um questionário com treze perguntas, especifico para pessoas do gênero masculino e disponibilizamos de modo online. Por fim, realizamos dez entrevistas presenciais com pessoas de idades variadas. Articulando depois os resultados obtidos com a teoria. De acordo com a pesquisa foi possível perceber que cerca de 64,5% das respostas sugeriram alternativas interventivas relacionadas diretamente à educação nas escolas e nas casas, sendo identificado que mesmo estando em uma era considerada “A Era da Informação” muitas pessoas ainda sofrem pela falta de informação sobre determinados assuntos, o que acreditamos contribuir para ainda hoje serem considerados como “tabus”. Dados as respostas obtidas 52% apontaram crianças, pré-adolescentes e adolescentes como os principais alvos de assédio sexual. Foi identificado também que 70% dos participantes consideram não ter espaço para falar sobre assédio, o que nos permitiu constatar que os homens não acreditam ter espaço para relatar os abusos que sofrem. Por fim, constatamos através das pesquisas e entrevistas realizadas a falta de espaço que as pessoas do gênero masculino enxergam ter para falar sobre este fenômeno ou até mesmo fazerem denúncias e relatos de suas próprias experiências. Percebemos uma notória falta de artigos que abordam assédio sexual, a maior parte dos artigos encontrados tem foco apenas no assédio sexual dentro do ambiente de trabalho, também houve dificuldade em encontrar artigos que abordassem o homem como alvo do assédio e não como assediador. Desta forma, consideramos válida a proposta de um Projeto de Intervenção que obtivesse como foco, esclarecer a conceituação de assédio sexual para meninos e meninas nas fases de pré-adolescência e adolescência, visando que os mesmos passem a ter mais capacidade de discernirem se já foram alvos de assédio sexual ou para que não sintam-se intimidados caso venham a ser vítimas desta situação. Visamos elaborar também um espaço específico para meninos falarem a respeito, visto que há mais dificuldade para eles por conta da pressão social.

PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.

PP&I201974509



ADRIANA DE CASTRO ROMA

ROSELI ALBINO DOS SANTOS



A inclusão de pessoas com deficiência na educação é uma realidade vivenciada na maioria das instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Em especial as pessoas com deficiência visual tem, cada vez mais, procurado uma forma de qualificar educacionalmente para assim terem mais oportunidades de uma vida produtiva, independente e que proporcione autonomia. O objetivo do presente estudo foi o de fazer um levantamento nos bancos de dados da SciELO e Capes sobre a produção acadêmica de trabalhos que proporcionem o conhecimento sobre a temática da deficiência visual dentro da educação, dando ênfase aos professores com deficiência visual. O período utilizado para esse levantamento foi de 2013 a 2018, utilizando-se os descritores deficiência visual e inclusão. Foram encontrados no site da CAPES 1692 artigos e após análise somente foram utilizados 4. No site na SciELO, para o descritor deficiência visual foram encontrados 54 artigos, sendo eu somente 8 atendiam ao solicitado. Já para o descritor inclusão, o número de artigos encontrados foi maior, 616, mas 6 deles atendiam ao assunto pretendido. Isso nos leva a conclusão de que apesar do assunto inclusão ser cada vez mais presente e debatido pela sociedade, entidades educacionais e legislativas, poucos são os trabalhos acadêmicos que abordam o tema da deficiência visual, principalmente no que se refere aos professores com deficiência visual.Fazer a inclusão é muito mais do que oferecer a oportunidade de pessoas com deficiência tenham as mesmos direitos e garantias, é oportunizar que eles façam parte efetivamente da sociedade e se sintam pertencentes a ela como um todo. É oferecer recursos de acessibilidade que permitam que possam exercer sua plena cidadania e também a capacidade de autonomia Palavras-chave: Inclusão, Deficiência Visual, Educação.

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA APRENDIZAGEM MUSICAL PARA ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES: UM TALENTO OU UM DIREITO?

PP&I201973509



HELENA XAVIER PIRES

MARIANA ARANHA DE SOUZA



O presente trabalho propõe-se investigar as Representações Sociais de alunos, professores e gestores sobre a aprendizagem musical. O contexto em que a pesquisa será feita perpassa por 28 escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que desenvolvem, por meio de sua Secretaria de Educação Municipal, um Projeto de Educação Musical, cuja modalidade principal é o Canto Coral. O Projeto é realizado como atividade extracurricular, no período contraturno, com alunos de faixa etária entre 5 e 15 anos, e atende a uma porcentagem pequena de alunos nas escolas, por questões relacionadas a espaço físico, a contratação de professores e as diferentes realidades presentes em cada unidade escolar. A música consta como linguagem do componente curricular de Arte em documentos nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Passou por diversos projetos de lei ao longo da história brasileira. A Lei 11.769/2008 que estabelecia a obrigatoriedade do ensino de música foi alterada em 2016 e substituída pela Lei 13.278. A Lei 11.769 foi uma conquista de um movimento intitulado “Quero Educação Musical na escola”, que lutou pelo retorno do ensino de música nas escolas, no entanto, quando a lei foi alterada em 2016, ela passou a contemplar as demais linguagens artísticas como artes visuais, dança e teatro. Diante de tantas instabilidades, vinculadas às propostas políticas, é urgente demarcar em que espaços e tempos da escola a música se manifesta. Na perspectiva de uma escola viva, que reconhece seu entorno e se reconhece como produtora de cultura criativa, os educandos trazem saberes que dialogam com a linguagem musical e as relações humanas presentes em diferentes realidades escolares. Observar as relações dialógicas e como se manifestam entre alunos, professores e gestores e de que forma a aprendizagem musical é vista na formação escolar e integral torna-se relevante nesse contexto de mudança. A pesquisa terá como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais e a abordagem metodológica ancora-se na perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorrerá por meio da aplicação de questionário e desenhos com os alunos e entrevistas semiestruturadas e individuais com professores e gestores das escolas que possuem o Projeto de Educação Musical. A análise de dados coletados contará com o auxílio dos softwares SPHINX, para os questionários e IRaMuTeQ para as entrevistas e da iconografia para os desenhos, seguida da Análise de Conteúdo. Os resultados esperados são: a) contribuir para políticas públicas voltadas para o ensino de música nas escolas públicas municipais; b) colaborar com a divulgação de boas práticas em educação musical; c) permitir que professores, gestores e alunos reconheçam que a aprendizagem musical reflete no desenvolvimento de competências socioemocionais, de comunicação e do pensamento matemático; d) propor reflexões e ações que impactam na formação de professores de música; e e) contribuir com a pesquisa acadêmica no que tange às Representações Sociais e a Aprendizagem Musical.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES

PP&I201963174



LAURA RECHDAN RIBEIRO NOVAES

VIRGINIA MARA PRÓSPERO DA CUNHA



Atualmente se observa um significativo aumento nas matrículas de alunos com deficiência em classes regulares dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem que muitos professores se sintam preparados para auxiliarem nesta inclusão. Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as significações dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao aluno com deficiência e como estas convicções influenciam suas práticas pedagógicas. O estudo utilizará como base teórica-metodológica a concepção sóciohistórica do ser humano, cujo principal representante é Vygotsky. Será realizado em um município do Vale do Paraíba, em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Consistirá em um estudo de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. A análise dos dados coletados acontecerá de acordo com a proposta dos Núcleos de Significação, em três etapas: levantamento de pré-indicadores, sistematização de indicadores e sistematização dos núcleos de significação. Espera-se que os resultados alcançados atendam os objetivos propostos e sejam divulgados em meios acadêmicos a fim de auxiliar os professores para que oportunizem uma educação efetivamente inclusiva, com práticas pedagógicas voltadas à aprendizagem de todos os alunos. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Sentidos e Significados. Educação Inclusiva.

AS SIGNIFICAÇÕES DO PNAIC NA VOZ DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

PP&I201969641



FÁTIMA ROSENI DA COSTA

VIRGINIA MARA PRÓSPERO DA CUNHA



A alfabetização e seus impactos desafiam as políticas públicas de formação e desempenho de professores, na busca de melhorias na qualidade da educação. Ações estimuladas por essas políticas e seus respectivos programas tornam-se cada vez mais necessárias para a formação docente. Dentre essas políticas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) além de ser uma proposta para garantir a alfabetização na idade certa, também promove a formação continuada a alfabetizadores. Desde 2012, O PNAIC, por meio de um acordo firmado pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, busca atingir a meta 5 do Plano Nacional da Educação (P.N.E.), o qual estabelece a obrigatoriedade da alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano Fundamental (BRASIL, 2012). Deste modo, apresentamos um recorte da nossa dissertação de Mestrado Profissional em Educação, da Unitau, com estudo em andamento, o qual tem como objetivo analisar as significações da formação do PNAIC apresentadas pelos docentes que participaram desta formação. Tendo como metodologia qualitativa, foi enviado um questionário elaborado por meio do formulário GOOGLE, para professoras do ensino fundamental I, de 26 escolas, pertencentes a uma rede pública de ensino do interior paulista. Sendo assim, para coleta de dados tivemos como instrumento um questionário com 07 questões fechadas, para obter as seguintes informações: identificação e perfil dos docentes e 07 questões abertas, com objetivo de coletar as opiniões dos docentes a respeito da qualidade e da importância das formações do PNAIC para a formação continuada de qualidade. Tivemos o retorno de 21 questionários respondidos. Os dados coletados foram fundamentados em núcleos de significação (AGUIAR,OZELLA). Os resultados parciais apresentam aspectos positivos a respeito das formações do PNAIC, oferecidas pela rede de ensino às participantes da pesquisa, pois oportunizou momentos produtivos de formação teórica, proposta de desenvolvimento de práticas em sala de aula e apresentação a todos os participantes em forma de troca de experiência, os quais são tão importantes para o desenvolvimento de práticas significativas e da formação docente. Palavras- chave: PNAIC, Formação Docente, Significações

A BIODEGRADAÇÃO DE FILMES PLÁSTICOS E BIODEGRADÁVEL EM DIFERENTES TIPOS DE SOLOS

PP&I201965198



ALANA CRISTINA DE OLIVEIRA, ELIANA MARIA DE ARAÚJO MARIANO DA SILVA, NARA LÚCIA PERONDI FORTES

PAULO FORTES NETO



Nos estudos para determinar a biodegradação de diferentes filmes de plástico e filme biodegradáveis a metodologia utilizada é a medição da liberação de CO2 e o isolamento de fungos biodegradadores do solo incubados com os filmes de plásticos e filmes biodegradáveis. A atividade microbiana biodegradadora é dependente das condições químicas e físicas do solo. Sendo a assim o presente projeto têm como objetivo avaliar a biodegradação dos filmes em dois tipos de solo (Gleissolo hidromorfico e Latossolo Vermelho Amarelo). A biodegradação em condição de laboratório será determinado pela liberação de CO2 e pelo isolamentos de fungos degradadores em solos misturados com diferentes tipos de filmes plásticos (polietileno, oxi-degradável e polietileno verde) e um filme biodegradavel de amido de milho. A mistura do solo com os filmes serão colocados em frascos de vidros (2L) que depois de fechados, serão levados para a incubação em uma sala climatizada à temperatura de ±28°C e em ausência de luz por 30 dias. A intervalos de 3 dias durante 60 dias serão realizadas as determinações da quantidade de CO2 liberado do solo. Após o encerramento do ensaio de liberação de CO2 serão coletadas amostras dos fragmentos dos filmes biodegradável, polietileno, oxi-degradavel e polietileno verde e dispostos em placas de Petri contendo meio de cultura com Agar e depois colocadas em uma sala a ± 28 °C por 48-72 h, os fungos crescidos no meio de cultura serão isolados e, com o auxilio de microscópio óptico serão identificados quanto ao gênero. A biodegradação a campo será determinada pela perda de massa dos filmes biodegradável, polietileno, oxi-degradavel e polietileno verde que serão colocados dentro de bolsas de náilon (mallha 2mm) enterradas a 20cm de profundidade no solo. Os resultados serão submetidos a analise da variancia e a diferença entre as médias ao teste Tukey a 5%. Espera-se que a liberação de CO2 e os números de fungos degradores sejam mais elevado no solo com filme biodegradável do que nos solos incubados com diferentes tipos de filmes plásticos. Palavra Chave: Liberação do CO2, fungos biodegradadores, polietileno

PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DA ÁREA VERDE DO BAIRRO DO PARQUE DAS PALMEIRAS E MATA CILIAR DO RIBEIRÃO ÁGUA PRETA

PP&I201981689



CHRISTIANNE APARECIDA DE AZEVEDO NOGUEIRA COSTA



As áreas verdes urbanas são espaços destinados a promover um equilíbrio entre a urbanização e o meio ambiente; são fundamentais na qualidade de vida da população. Essas áreas, nos centros urbanos têm três funções básicas: ecológica, econômica e social; os benefícios ecológicos são inúmeros, entre eles podemos citar o sequestro de carbono pela biomassa vegetal, abrigo da flora e fauna, diminuição da poluição atmosférica, conforto térmico; no âmbito social, estes ambientes apresentam-se como um espaço livre que proporcionam lazer, recreação e relaxamento e na função econômica, diz respeito à valorização imobiliária das áreas próximas as áreas verdes. As questões ambientais são muito agravadas com a crescente urbanização, a expansão das cidades, às vezes ocorre de forma incontrolada, espaços indevidos são ocupados e os recursos naturais, como água e solo são utilizados de forma indiscriminada. A paisagem natural é modificada, a cobertura vegetal é retirada de forma insustentável, sem obedecer às áreas de preservação previstas na legislação, como é o caso das áreas de preservação permanente (APP) ao longo de cursos hídricos e nascentes, entre outros. As construções não obedecem à drenagem natural de acordo com relevo, a infraestrutura das cidades não é projetada de acordo com o crescimento populacional e assim, a falta de galerias de rede pluviais, falta de rede de coleta de esgoto, locais adequados para descarte de resíduos, se tornam um problema de difícil solução. As áreas degradadas quando não recuperadas apresentam impactos ambientais consideráveis e podem ser locais de descarte irregular de resíduos. Esta área pode aparecer devido à eliminação desnecessária da cobertura vegetal, causando impactos negativos ao meio ambiente e a saúde pública. As áreas verdes devem ser revitalizadas com vegetação nativa com a finalidade de recuperar as áreas degradadas e evitar o uso indevido desses espaços, assim, um projeto que determine as melhores espécies a serem introduzidas e o espaçamento ideal é fundamental para que as comunidades que circundam essas áreas verdes tenham uma melhoria em sua qualidade de vida; e da mesma forma a recuperação da mata ciliar, ou área de preservação permanente às margens dos cursos hídricos, além de ser uma área de amortecimento, tem importância na preservação e manutenção dos cursos de água, além de evitar o assoreamento. O plantio das espécies nativas, nas áreas verdes, preserva o ambiente contra o descarte indevido de resíduos, além de promover atenuação da radiação solar, conforto térmico, aumento do infiltração das águas de chuva e diminuição de enchentes; e na mata ciliar, promoverá a melhoria da qualidade da água, manutenção do volume de escoamento, diminuição do assoreamento e perda de solo. Este trabalho apresenta uma proposta de recuperação da área verde do bairro do Parque das Palmeiras em Pindamonhangaba e recuperação da mata ciliar do Ribeirão Água Preta, áreas muito próximas que se apresentam altamente degradadas.

PROJETO À BEIRA RIO: O PRIVILÉGIO DE TER O RIO PARAÍBA DO SUL COMO O QUINTAL DE CASA

PP&I201913905



KAREN CRISTIANE SANTOS, ADRIANA IZUMI

ANA MARIA GIMENEZ CORREA CALIL



O presente artigo pretende relatar o desenvolvimento, as ações e impressões do Projeto À Beira Rio junto aos alunos de uma escola municipal de um município no interior paulista localizada às margens do Rio Paraíba do Sul, que convivem muito intimamente com o rio que margeia todo o bairro e a escola. O projeto teve o objetivo de resgatar as memórias afetivas dos alunos e de suas famílias, que estão diretamente relacionadas ao Rio Paraíba do Sul, conscientizar para o cuidado com o Rio, refletir sobre sua função de lazer e estética. Para alcançar os objetivos utilizou-se de pesquisa de campo para observação, entrevistas, reflexões sobre o que encontramos ao longo da margem do rio e produções artísticas elaboradas a partir das observações e interações das crianças com o trecho do Rio que faz parte do dia a dia de toda a comunidade. Pôde-se observar que mesmo andando à beira rio diariamente os alunos não observavam a falta de cuidado com o rio e nem mesmo contemplavam sua beleza. Além das reflexões levantadas, os alunos foram agentes de conscientização da comunidade escolar por meio de pequenas palestras para os demais alunos da escola e da elaboração de cartazes que foram espalhados pelo bairro. As produções artísticas colocaram luz na grandiosidade da beleza do rio podendo-se perceber o privilégio de se ter o rio como quintal. Concluímos após os relatos e vivências que o currículo desta escola, por sua localização, deve sempre prever o envolvimento dos alunos e de toda a comunidade escolar com temas que os levem a perceber o quão singular é viver neste local, além de imbui-los da responsabilidade para com a preservação deste rio.

ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: DAS ATRIBUIÇÕES AO DIA A DIA NA ESCOLA

PP&I201911098



PATRÍCIA ÂNGELA DO PRADO VARGAS

ANA MARIA GIMENEZ CORREA CALIL



O Coordenador Pedagógico tem em sua função grandes desafios, portanto deve estar bem informado para enxergar oportunidades de melhoria nos diversos segmentos da escola, articulando os saberes, anseios, potencializando os projetos, a fim de transformar a escola em um ambiente harmônico de produção e construção de aprendizagens. Esses profissionais acumulam muitas atribuições que são definidas pelas legislações estaduais e/ou municipais, segundo Placco; Almeida; Souza (2015 p. 13-15) compreende atendimento a professores, alunos e pais; atendimento a demandas do diretor e de técnicos das secretarias estaduais ou municipais de educação; atividades administrativas; organização de eventos; atendimento às ocorrências que envolvem os alunos. Muitas vezes o Coordenador Pedagógico se vê “apagando incêndios”, pois passa a maior parte do tempo resolvendo emergências que surgem na escola quando deveria executar as tarefas que são descritas em suas atribuições. Outro dado revelado é a deficiência da formação inicial dos Coordenadores seja nos aspectos metodológicos ou nas teorias pedagógicas, identificamos que há um divórcio entre teoria e prática. Realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, analisamos o papel da formação continuada e do Coordenador Pedagógico no favorecimento da aprendizagem da docência de professores. Utilizamos como instrumentos para pesquisa um questionário enviado via Google Forms, contendo, questões abertas e fechadas para os Coordenadores de Escolas da Educação Infantil em um município do interior do estado de São Paulo. Após a análise dos questionários foram convidados a participar voluntariamente de um grupo focal para aprofundamento dos dados coletados. Dos 27 Coordenadores contatados, 17 responderam aos questionários e 4 participaram do grupo focal, demonstrando imensa generosidade e disponibilidade no diálogo proposto. Assim apresentamos um recorte da dissertação do Mestrado Profissional em Educação da Unitau, onde se realizou a análise dos dados coletados e os confrontamos com os autores utilizados para o levantamento da pesquisa nos artigos, teses e aportes teóricos. Pretendemos contribuir com material para amparar, acolher, orientar e apoiar os professores, especialmente em inicio de carreira, além de compartilhar com os Coordenadores a organização e estratégias de profissionais mais experientes na função. É necessário que o Coordenador Pedagógico tenha um olhar de gestor e a experiência do docente em sala de aula, para compreender as necessidades dos professores, suas dificuldades e investir em seu desenvolvimento profissional na instituição escolar, sendo o parceiro experiente e motivador da ampliação de saberes. Palavras-Chave: Coordenador Pedagógico, Atribuições, Desafios da carreira, Educação Infantil.

GRUPO DE ”BENZODEPENDENTES” NUM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL ENQUANTO DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE CUIDADO.

PP&I201966226



DANILO BONATO ANDRADE

PEDRO IVO FREITAS DE CARVALHO YAHN



A Patologização da vida e do sofrimento, e a Medicalização são fenômenos comumente detectados na sociedade brasileira, o que acarreta no uso problemático, abuso e dependência de psicofármacos. O CAPS-AD III (Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas) do Município de Taubaté desenvolve há longa data um grupo que discute o uso e abuso de Benzodiazepínicos, afim de trabalhar um uso racional, bem como o “desmame” e o processo de substituição de medicações. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o dispositivo “grupo de benzodiazepínicos” produz cuidado por meio da problematização das causas e consequências do uso irracional de benzodiazepínicos e outros psicofármacos, além de fomentar o debate em outros serviços de saúde, principalmente na atenção básica e sistematizar os métodos de trabalho do grupo para serem replicados em outros serviços. A coleta de dados usará metodologia Grupo Focal, por ser uma pesquisa qualitativa e pois esta técnica fomenta interações de um grupo sobre um tema específico assim como os debates suscitados entre os participantes e a expressão do que consideram importantes sobre suas experiências com o tópico especificado. Quanto à hipótese de resultados, espera-se identificar os efeitos de cuidado produzidos pelo trabalho de grupo multiprofissional, assim como ressignificação do uso de benzodiazepínicos e outros psicofármacos por meio da ressignificação do próprio sofrimento psíquico enquanto efeito do processo grupal. Palavras chave: Saúde Mental, SUS, Medicalização, Patologização da vida, Benzodiazepínicos.